Arquivo de ANEPS

ÚLTIMOS DIAS PARA CERTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA

FALTAM 197 DIAS PARA QUE A CERTIFICAÇÃO DOS CORRESPONDENTES BANCÁRIOS SE TORNE OBRIGATÓRIA

O Art. 12 da Resolução do Banco Central nº3.954 (anexo), que exige a certificação até 22.02.2014 de todos os integrantes das equipes dos Correspondentes que prestam atendimento em operações de crédito.

Segue o procedimento para a aquisição de inscrições que, a partir de agora, devem ser feitas diretamente no site da ANEPS (https://www.certificacaoaneps.com.br) ou através do site da FEBRABAN (http://www.certificacaofebraban.com.br/).

Através da ANEPS:

→ Para certificação individual, o candidato deve entrar no menu “Exame de Certificação”/ “Inscrição”/ “Inscrição Individual”, preenchendo o formulário com os dados da inscrição.

→ No caso de compras coletivas, clicar em “Exame de Certificação”/ “Inscrição”/ “Inscrição coletiva (10 ou mais)”. A partir daí, seguir o tutorial (disponível no site para auxilio aos candidatos) para compra dos vouchers de inscrição.

Através da FEBRABAN:

→ Para certificação, o candidato deve entrar no menu “Certificações”/ “Correspondente”/ “Crédito Consignado”/ “Inscreva-se”/ “Inscrições”, preenchendo com os dados solicitados.

[CERTIFICAÇÃO] TURMA PARA PROVA DA ANEPS

Prezados parceiros, estamos concluíndo as inscrições para realização da prova da ANEPS. Faltam poucas vagas para fechamento da turma.

Caso ainda não tenha realizado a prova, não perca esta grande oportunidade! Maiores informações com Myllena ou Felipe.

CERTIFICAÇÃO DOS AGENTES DE CRÉDITO

Lembramos a todos que o prazo de certificação é até Fevereiro/2014.

Todos os bancos terão seus sistemas alterados e para inclusão de propostas, será preciso se identificar através do seu n° de registro que é emitido após a conclusão do processo de certificação.

Não há mais tempo para esperar, informe-se e marque sua prova.

https://www.certificacaoaneps.com.br/Public/Home.aspx

Para maiores informações, contate seu suporte.

FORMAÇÃO DE TURMA PARA PROVA DE CERTIFICAÇÃO

A Gsete Promotora, está formando turma para a realização da prova de certificação da ANEPS!

Se você é agente de crédito e ainda não se certificou, aproveite esta oportunidade!

Lembramos a todos que o prazo para Certificação acaba no final do ano.

Para maiores informações, contate seu gerente comercial.

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A CERTIFICAÇÃO

Se você ainda não conseguiu sua certificação, é hora de correr atrás!

O prazo final é Fevereiro/2014! Segue comunicado da ANEPS, para melhor vizualização clique na imagem.

a

ENCONTRO COM PROMOTORAS DE CRÉDITO E CORRESPONDENTES

Promotoras de crédito analisam mudanças propostas pelo BC. Encontro realizado nesta terça-feira em Porto Alegre reuniu representantes do setor

Para avaliar as mudanças que estão sendo propostas pelo Banco Central (BC), representantes de correspondentes e promotoras de crédito do Rio Grande do Sul se reuniram, em Porto Alegre, para debater as sugestões que envolvem a regulamentação do setor. A categoria mobiliza-se nacionalmente para tentar propor ajustes viáveis na negociação. O encontro, promovido pela Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps), avaliou as repercussões de maior impacto para o setor.

A principal mudança diz respeito à forma de pagamento das empresas promotoras de crédito. A comissão é calculada hoje com base no valor da transação realizada e paga semanal ou mensalmente, de acordo com os critérios de cada banco. Com base na proposta apresentada pela Federação Brasileira de Bancos (Fenabran) ao BC, essa remuneração passaria a ser parcelada no mesmo número de vezes do parcelamento do empréstimo, com um período de implementação de 18 meses. “Essa mudança compromete o trabalho dos correspondentes e inviabiliza a folha de pagamento e o recolhimento de impostos. Na prática ela não é aplicável”, enfatizou o presidente da Aneps, Edison Costa.

Costa ressaltou que a categoria não é contra a regulamentação, desde que ela aconteça de forma viável economicamente. Segundo ele, a adaptação demoraria pelo menos 72 meses, a partir de um modelo de diferimento do lucro e que leve em consideração um custo fixo mensal das empresas, independentemente do prazo do empréstimo. “Não somos contra a regulamentação, ao contrário, ela é necessária, inclusive para evitar fraudes, devido à proporção que o setor vem ganhando desde 2003”, ressaltou. A atividade é responsável por aproximadamente 900 mil empregos no país.

O setor também está apreensivo em relação à proibição de o promotor de crédito atuar dentro das agências bancárias. “Quem iria assumir essa função? As agências bancárias não conseguirão absorver a demanda”, afirmou o diretor regional da Aneps no RS, Rocco Spina Neto. Ele lembrou a importância do setor pelo fato de conseguir alcançar a população nos locais mais remotos do país, com a oferta de serviços como crédito consignado, recebimento de contas e outros serviços. A Aneps representa mais de 300 empresas que correspondem por 85% das transações de crédito no país.

CNPS APROVA RESOLUÇÃO PARA REGULAMENTAR O MERCADO

Documento propõe limitar a remuneração dos prestadores com relação à oferta de crédito consignado para 10% do valor do contrato averbado.

Da Redação (Brasília)- Resolução que recomenda ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a adoção de providências para que sejam firmados contratos de concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas apenas com instituições financeiras que atendam à regulamentação da remuneração de prestadores de serviços foi aprovada, nesta quinta-feira (4), por unanimidade, pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), reunido na sede do Ministério da Previdência Social, em Brasília.

“Para baixar os juros, a gente tem que reduzir o custo destes juros, pois é assim que o aposentado será beneficiado”, afirmou o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, que atuou como presidente do CNPS, esclarecendo o objetivo da resolução. “A intenção é evitarmos o assédio demasiado aos aposentados, o que pode levar, entre outros problemas, ao endividamento excessivo e à constante renovação dos contratos, que tem como consequência a dilatação dos prazos dos empréstimos”, acrescentou.

Limitar a remuneração dos prestadores de serviço – também conhecidos como “pastinhas” – com relação à oferta de crédito consignado para 10% do valor do contrato averbado é a proposta da resolução. Em segunda medida, a normativa recomenda que a remuneração seja realizada de forma diferida, isto é, paga mensalmente, de forma proporcional, durante todo o período de duração do empréstimo. Por fim, o documento estabelece também que a remuneração seja cessada em caso de transferência do crédito consignado para outra instituição financeira ou por liquidação antecipada da dívida.

A resolução recomenda, ainda, a definição de prazo, pelo INSS, para que as instituições financeiras se adequem à remuneração sugerida e que seja viabilizado o intercâmbio de informações com o Banco Central do Brasil (BCB) para o efetivo cumprimento da medida. Nos próximos dias, o INSS regulamentará, por meio de instrução normativa, a recomendação sugerida pelo CNPS.

Fonte: www.aneps.org.br

O PRAZO ESTÁ ACABANDO (CERTIFICAÇÃO)

Prezados,

Porque buscar a certificação agora? 

Estamos vivendo um momento de grande transformação em nosso segmento de atuação, desde a publicação da RES 3954 do Banco Central em Fevereiro de 2011, quando o Órgão estabeleceu regras para a contratação de Correspondentes no País e Promotoras de Crédito, com o objetivo de regular e profissionalizar o segmento, uma dessas regras é a Certificação dos Agentes de Correspondentes conforme a integra do Art.12 da referida resolução abaixo:

“Art. 12. O contrato deve prever, também, que os integrantes da equipe do correspondente, que prestem atendimento em operações de crédito e arrendamento mercantil, sejam considerados aptos em exame de certificação organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica.”

Esta exigência passa a vigorar a partir de Fevereiro de 2014 faltam “apenas” 16 meses, menos de 1 ano e meio para a exigência desta certificação, mas independente do prazo e da obrigatoriedade da medida, defendemos que as empresas e profissionais que atuam nesse segmento devem incentivar e promover a certificação dos (Agentes de Correspondentes), o que certamente ira proporcionar:

* Oportunidades de emprego para os Agentes 

* Qualificação e profissionalização de sua mão de obra 

* Diferencial para negociação e credenciamento juntos aos Bancos Contratantes 

* Maior credibilidade junto aos clientes por ter equipe de vendas certificada 

* Antecipação à exigência legal, evitando ficar sem operar após a entrada em vigor da Resolução, quando a procura pela certificação certamente irá aumentar o que poderá acarretar atraso nas certificações em função da demanda. 

Não deixe para depois certifique-se já, para que possamos juntos fortalecer e profissionalizar o segmento. 

Maiores informações acesso nosso site www.certificacaoaneps.com.br 
Ou pelos fones (11) 3104-5168 ou (11) 3104-5169

APOSENTADO TERÁ LIMITE PARA CONSIGNADO

Segurado do INSS só poderá refinanciar consignado após pagar 80% da dívida.

Procon-SP multa 17 pastinhas.

O CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) prepara para o próximo mês um pacote de mudanças nas regras do empréstimo consignado com desconto na folha do INSS.

A principal mudança é a criação de um limite para os refinanciamentos. O aposentado só poderá fazer um novo empréstimo quando pagar, no mínimo, 80% da dívida.

O conselho é composto por representantes dos aposentados, dos trabalhadores, dos empresários e do governo. As mudanças nas regras para o empréstimo consignado foram elaboradas por um grupo de trabalho indicado pelo CNPS. A aprovação do pacote está prevista para o dia 4 de outubro. Até lá, o grupo de trabalho deve se reunir mais duas vezes para acertar os detalhes.

O objetivo do pacote é restringir a atuação dos correspondentes bancários, agentes autônomos também chamados de “pastinhas” que oferecem o empréstimo consignado.

O conselho deve aprovar também o parcelamento da comissão dos pastinhas pelo mesmo número de meses do financiamento feito pelo aposentado, que pode chegar a 60 meses. A comissão não poderá ser superior a 10% do valor do empréstimo. Nos casos de refinanciamento, o pastinha não terá direito a comissão.

Ontem, o Procon-SP autuou 17 pastinhas durante a operação de fiscalização realizada em 32 empresas da capital e interior.

No primeiro semestre deste ano, as reclamações contra os empréstimos consignados cresceram 38%. O CNPS propõe que os bancos ofereçam cursos gratuitos de economia financeira para aposentados e pensionistas. “O assédio para refinanciar e ficar cada vez mais endividado é muito grande”, disse Josepha Britto, conselheira do CNPS.

Procon-sp/ Hoje e amanhã, das 10h às 16h, o Procon tira dúvidas sobre os riscos do consignado nos terminais de ônibus do Jabaquara, Zona Sul, e São Mateus, Zona Leste.

Fonte: ANEPS

POR QUE BUSCAR A CERTIFICAÇÃO AGORA?

A Gsete Promotora incentiva todos os seus parceiros para que busquem o quanto antes a certificação. Estamos organizando turmas para a realização da prova! Para mais informações entre em contato com o seu Gerente Comercial ou através do e-mail: faleconosco@gsetepromotora.com.br

 

Segue comunicado importante da ANEPS:

PORQUE BUSCAR A CERTIFICAÇÃO AGORA?                                             

Estamos vivendo um momento de grande transformação em nosso segmento de atuação, desde a publicação da RESOLUÇÃO 3954 do Banco Central em Fevereiro de 2011, quando o Órgão estabeleceu regras para a contratação de Correspondentes no País e Promotoras de Crédito, com o objetivo de regular e profissionalizar o segmento, uma dessas regras é a Certificação dos Agentes de Correspondentes conforme a integra do Art.12 da referida resolução abaixo:

 

Art. 12. O contrato deve prever, também, que os integrantes da equipe do correspondente, que prestem atendimento em operações de crédito e arrendamento mercantil, sejam considerados aptos em exame de certificação organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica.”

 

Esta exigência passa a vigorar a partir de Fevereiro de 2014 agora faltam “apenas” 18 meses para a exigência desta certificação, mas independente do prazo que sabemos que voa e da obrigatoriedade da medida, defendemos que as empresas que atuam nesse segmento devem incentivar e promover a certificação dos profissionais (Agentes de Correspondentes), que certamente irá proporcionar:

 

  • Qualificação e profissionalização de sua mão de obra
  • Diferencial para negociação e credenciamento juntos aos Bancos Contratantes
  • Maior credibilidade junto aos clientes por ter equipe de vendas certificada
  • Antecipação à exigência legal, evitando ficar sem operar após a entrada em vigor da Resolução, quando a procura pela certificação certamente irá aumentar o que poderá acarretar atraso nas certificações em função da demanda.

 

Maiores informações acesso nosso site www.certificacaoaneps.com.br