Como já é do conhecimento de todos, nos últimos anos as ocorrências de fraudes aumentaram de forma preocupante. A popularidade e facilidade do ‘crédito consignado’ aliada muitas vezes a falta de preparo dos profissionais torna o setor vulnerável a golpes. É preciso estar bem preparado para não ser vítima dos fraudadores.
Vamos reforçar algumas medidas que podem nos SALVAR de FRAUDES? Vamos lá!
1. A assinatura do cliente é um dos principais fatores a serem
observados, pois com o passar do tempo suas características são
mantidas.
2. Deve-se exigir a assinatura do cliente semelhante aos documentos
apresentados observando sempre as primeiras e últimas letras de
cada nome, pois dificilmente mudam.
3. Confrontar as assinaturas do RG e CPF; se forem idênticas e os documentos de épocas diferentes, cuidado, pois normalmente a assinatura não fica igual com o passar do tempo.
4. Tenha sempre preferência por comprovantes de residência em nome do cliente.
5. Checar se o endereço do comprovante de residência é compatível com o local em que o cliente recebe o benefício (Consultar localidade da agência pagadora no Dataprev).
6. Faça sempre um cadastro ‘rico’ de seus clientes, colete o máximo de informações possíveis. Telefones e Endereços são essenciais caso você precise localizar o cliente diante de uma eventualidade.
7. Checar rigorosamente as cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), e compará-las com os documentos originais. Deve-se visualizar atentamente o RG, conferir a colagem da foto e as condições do documento. Com o passar dos anos, é comum os documentos estarem desgastados. Os que estiverem em bom estado merecem uma atenção ainda maior.
8. Verificar se a data de nascimento é compatível com a aparência do cliente.
9. Não aceitar em hipótese nenhuma cópia de documentos ilegíveis!
10. Conferir a assinatura feita pelo cliente no CONTRATO com a do seu Documento de Identificação. Este ponto é ESSENCIAL, pois diante de uma reclamação um dos fatores a serem analisados é justamente a ASSINATURA. Caso a assinatura não esteja compatível com a do Documento, solicitar que o cliente assine novamente.
11. No momento em que estiver com o cliente, NÃO ESQUEÇA de fazer perguntas inesperadas e conferir com as informações do RG: onde nasceu? nome do pai? data de nascimento? etc… Este tipo de pergunta tem ajudado a evitar muitas fraudes, pratique sempre!
12. Quando possível, checar a conta corrente de destino do crédito. Caso seja recém aberta, redobrar a atenção.
13. Verificar e checar se os telefones informados pelo cliente estão ativos e atendendo.
14. A formação da operação, contrato, documentos, checagem das assinaturas, devem ser rigorosamente verificados e checados pelos receptores/vendedores.
15. Exija sempre a DOCUMENTAÇÃO ORIGINAL no momento da contratação do empréstimo.
16. Exigir sempre o original do cartão de beneficio do INSS ou da Conta Bancária do cliente.
17. Muito cuidado com os clientes que não questionam sobre valor de parcela ou prazo. Clientes que não se preocupam com as condições do empréstimo merecem cuidado redobrado!
18. Mantenha-se sempre informado sobre os tipos de golpes que estão acontecendo na praça e busque sempre informativos de prevenção como este.
Divulgue estas informações com sua equipe e com seus colegas de trabalho, mantenha sempre este informativo por perto. Com certeza se todos os cuidados que citamos forem tomados, dificilmente você será vítima de fraude. Lembre-se: Mais vale a qualidade do que a quantidade.
Aconselhamos também a todos que ainda não se certificaram, buscar urgentemente o agendamento de sua prova de certificação; em 2014 todos terão que obrigatoriamente ter a certificação.
(O conteúdo deste informativo foi coletado de diversos manuais e notícias disponibilizados na internet.)